Pr.Edemilson Rodrigues Melo



.

Pr. Edemilson Rodrigues Melo é Brasileiro, casado com a Pra.Cleonice de Souza Duarte Melo (nascida em 21 de Julho de 1974); nasceu em Linhares ES em 11 de Dezembro de 1968; pai de Mariana de Souza Duarte Melo,nascida em 08 de Dezembro de 2004) e Kevin de Souza Duarte Melo (nascido em 14 de Fevereiro de 2006), em Teixeira de Freitas BA. Filho de Florisvaldo Rodrigues Melo e Tereza Pissinate. Veio para Teixeira de Freitas BA em 1974 com sua família onde estudou o Primário na Escola Eng. Eduardo Pires, o 2º Grau no CEPROG (Centro Educacional Professor Rômulo Galvão até 1988. Ficou um período trabalhando em empresas na cidade no ramo de auto-peças e outras. Em 1999 retornou aos estudos, no Seminário Teológico Batista do Nordeste extensão Teixeira de Freitas BA, concluindo o curso em 2003, convalidando seu diploma pela Faculdade de Teologia Hokemah; fez o curso Normal Superior na UNOPAR, Pólo Teixeira de Freitas BA, concluindo em 2008, Pós Graduando em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade do Sul da Bahia(FASB),concluiu Psicanálise pela AEP(Associação Evangélica de Psicanalistas) EPP (Escola Psicanalítica Paulina),cursando Formatação e gestão de projetos sociais pela DISOP. Foi Presidente da ABESBA em 2004, 2005 e 2013(Associação Batista do Extremo Sul Baiano), eleito em 12 de Abril de 2009 atual 1º Vice Presidente. Atualmente é Ministro Geral do Ministério de Evangelismo e Missões da Igreja Batista Central desde 2002 e eleito 1º vice Moderador da Igreja Batista Central, em Abril de 2010 foi eleito 1º vice presidente da Ordem dos Pastores Batistas do Extremo Sul, a partir de Abril de 2010 foi convidado a lecionar Filosofia da Religião no Seminário teológico Batista do nordeste, e assim, tem coordenado alguns projetos de capelania prisional(presídio de Tx de Freitas), capelania hospitalar(Hospital Santa Rita, Regional e Lar dos idosos), ,participa como membro da diretoria do Conselho Municipal Antidrogas de Teixeira de Freitas e atualmente tem atuado como diretor da coordenadoria de ação social da Abesba.




.
A BÍBLIA E A FAMÍLIA
"A Igreja de Cristo é composta por pessoas regeneradas, biblicamente batizadas que se reúnem periodicamente para glorificar o nome de Deus. Não temos na Bíblia um texto que mostra o início da igreja como instituição, mas no desenrolar do Ministério de Jesus entendemos que a Igreja é um organismo vivo e foi sendo formado e instituído com o passar dos séculos. Dentro deste organismo que é a Igreja de Cristo existe a família como parte desta instituição. Ela é a base da sociedade, a primeira instituição criada na Bíblia; deve ser constituída na presença de Deus. Em Gênesis 2:24 a Bíblia diz "Portanto deixará o homem pai e mãe, e unir-se-á a uma mulher, sendo ambos uma só carne. A família para ser bem edificada e conquistar seu objetivo, para o qual foi constituída, deve ser edificada em Cristo, Salmo 127:1."

. 

PALAVRA DO PASTOR
Convidei em 2022, para o Pr. Edemilson Melo dar uma palavra sobre o que foi seu trabalho frente ao MG. Evangelismo, principalmente em relação à expansão de muitas igrejas por toda a cidade e região.


Conforme solicitado segue as informações sobre as igrejas filhas.

01. Primeira igreja Batista em Itabatan.
A igreja de Jesus Cristo é um organismo vivo, Deus sempre teve o controle absoluto sobre sua igreja. Mat. 16.18 " Eu edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerá contra ela". Ele tem nos usado na edificação no processo de plantação de novas igrejas para o Reino de Deus, e Eu pr Edemilson  Rodrigues Melo me considero realizado como Pastor e servo na colaboração para plantar e organizar algumas igrejas como Ministério de Evangelismo da Igreja Batista Central de Teixeira de Freitas, a primeira delas foi a Primeira Igreja batista de Itabatan, este trabalho foi iniciado pela Igreja Batista de Cristal ES. E por motivos de dificuldades de dar assistência devida à Igreja, a IBC assumiu este trabalho com a presença marcante do inesquecível secretário executivo da convenção Batista Baiana Ivaldo carneiro, onde o trabalho foi transferido para a IBC. Logo após O ministério de Evangelismo e os jovens da igreja realizaram um grande Mutirão missionário em Itabatan,  todos os sábados e domingos nós íamos para Itabatan com a Kombi que a Igreja adquiriu na época. Foram realizadas melhorias no templo e empossados novos líderes espirituais a igreja cresceu, e Deus foi acrescentando dia após dia os que iam sendo salvos, assim como na igreja primitiva, Atos 2.42. Louvo a Deus por ter cooperado nesse processo.

02. Igreja Batista em Vila Caraipe.  Primeiramente chamado bairro Vila Verde, era um bairro muito carente e por isso a IBC sempre ajudava socialmente com doações de alimentos e roupas, foi implantado um mutirão missionário nz época com um livro ilustrado, o plano de salvação com imagens, por conta do alto nível de analfabetismo no bairro Vila Verde.  Realizávamos cultos relâmpagos com o som instalado na Kombi da Igreja. Com destaque para pastores que passaram por lá como líderes espirituais, : PR Celso Godoy, Carlos Alberto, João Barbosa Dutra e PR Leônidas Prado que continua até os dias de hoje.

03. Igreja Batista Memorial. A Igreja Batista Memorial surgiu também da visão  do líder PR Jonatas David Brandão Mota, qua a Igreja deve ter autonomia financeira e administrativa desde o início pr não ficar totalmente dependente da igreja mãe. Os membros da IBC que moravam na Urbis ficaram livres para congregarem na Novel Igreja filha, e assim depois de adquirir uma pequena casa na Urbis, comprada do Pr Elifio Evangelista, foi dado início estz Igreja filha, tendo colo líder espiritual o PR Jader Pereira, o local ficou pequeno e foi ampliado, mas, continuou pequeno, a congregação foi emancipada e em seguida adquiriu uma área privilegiada na intermediações dos bairros Urbis, jardim Caraipe e São Lourenço,  o que possibilitou o crescimento muito rápido,  atualmente o líder espiritual é  o PR Júlio  César Paiva um Grande Homem de Deus.

04.Igreja Batista Belém. A Igreja Batista Belém também surgiu da visão missionária da IBC, com muita ousadia solicitou a prefeitura a liberação de algumas salas no Colégio  Cleria no bairro Santa Rita. O trabalho começou com poucos membros e o apoio de alguns irmãos da IBC que participavam dos cultos aos domingos, em seguida o irmão Valdeci sugeriu que a Igreja funcionasse na garagem de sua casa que era próximo a Escola, foi alugado um local mais espaçoso em seguida, com o passar do tempo A igreja Adquiriu um terreno e construir o templo e foi emancipada, pastores que passaram por Lá: PR Estevão Vilas Boas, PR Joas Barbosa Dutra, PR Salesio Porto, PR Joel Dutra que é  o atual Pastor

A igreja Batista Esperança surgiu no bairro Nova América Graças a visão e apoio da Igreja mãe, me lembro que o irmão Israel "Zai" na época tinha uma oficina mecânica na Avenida, o trabalho começou lá,  com um mutirão missionário no bairro igreja filha desenvolveu rapidamente, a irmã missionária Valtemira Avelar deixou seu legado, através construção do templo com muita oração e contribuição dos dízimos e ofertas. Pastores usados por Deus nessa obra: PR Cleber Avelar,  PR Clemente Neto, PR Rodrigo, PR Manoel Bomfim DAMASCENO.

06. Igreja Batista  Getsemani. 
A igreja Batista Getsemani foi uma das grandes provas  do chamado ministerial,  um dos bairros mais violento de Teixeira de Freitas, no ano de 2000 no seu segundo ano de seminário teológico fui convidado pelo PR Estevao Vilas Boas  na época Ministro de Evangelismo da IBC, e eu prontamente  aceitei o desafio, Eu PR Edemilson Melo e minha esposa Cleonice Melo iniciamos aquela obra, com forte trabalho com crianças e Embaixadores do Rei foi uma das melhores embaixadas de Teixeira de Freitas, o trabalho se desenvolveu e a igreja comprou uma casa, com a ajuda da igreja mãe.  Eu PR Edemilson Melo fui o primeiro  Pastor, depois passaram por lá: PR Valmir ,Pr Manoel Bomfim Damasceno e o atual PR.  Elias Rocha.

07. Igreja Batista Sião. 
Está igreja começou na garagem da casa que eu morava no bairro Jardim Europa . Rua Holanda, eu estava retornando para a igreja Batista Central e reassumindo o Ministério de Evangelismo e Missões,  após deixar a Igreja  Getsemani,  e o PR Estevao Vilas Boas deixou o Ministério de Evangelismo e foi Assumir a Igreja Batista  Esperança no Nova América.  Passou por lá como líderes espirituais: Teo José Maria, PR Paulo Cruz (in Memorian),, PR Clemente Neto , PR Salesio Porto e atualmente PR Josiel e Rute.

08. Igreja Batista Bela Vista. A Igreja Batista Belém vista surgiu graças a visão missionária do PR Estevao Vilas Boas, após assumir a igreja Esperança,  abriu uma congregação no bairro Bela Vista, em parceria com a MISSAO VINDE, construiu o templo e estruturou e emancipou a a Igreja, passaram por lá: PR Estevao Vilas Boas, atualmente PR Wancarlos.

09. Igreja Batista Manapolis.
Com o Objetivo de expansão do Reino de Deus e visão missionária foi iniciada a Igreja , na avenida no eixo Sul. Num local alugado que com pouco tempo ficou pequeno e a igreja Adquiriu um ☝️ para construir a igreja.

09. Igreja Batista Manapolis.
Com o Objetivo de expansão do Reino de Deus e visão missionária foi iniciada a Igreja , na avenida no eixo Sul. Num local alugado que com pouco tempo ficou pequeno e a igreja Adquiriu um terreno para construir a igreja. A construção já  está pronta graças A Deus. Com mutirão missionário e muitos estudos bíblicos a igreja wsta crescendo, pastores que foram líderes espirituais: PR Edival Galvão, PR Clemente Neto.

10. Igreja Batista semear
A igreja Batista semear surgiu da união da Igreja Batista boas novas da IBC com a Igreja Monte Sinai. Desta união foi emancipada  e organizado  a Igreja Semear.  Muitos mutiroes missionário realizados.  Passaram marcante de PR Ivanildo Pires. Pr Euelio atual Pastor.





Igrejas filhas não  emancipada.

11. Igreja Batista Central no Duque de Caxias.
Está igreja foi iniciada pela ação dos homens da IBC. União masculina,  foi construída com doações tanto do terreno como materiais de construção,  o trabalho não teve crescimento para que se sustentasse com os próprios recursos, por ser área praticamente rural, muitas famílias vão para a cidade em busca de trabalho e educação e saúde,  por isso a igreja não conseguiu emancipação ainda. Passaram por lá vários líderes e pastores; Jackson Rabelo, Eleni França, PR Zezinho,  PR Edimilson Martins, Sebastião  Monteiro (in memorian) e Atualmente PR Edemilson Rodrigues Melo.

12. Igreja Batista da Graça. O ministério de Evangelismo e Missões da Ibc juntamente com PR  Marcelo iniciaram as atividades no bairro Pioneiro, o trabalho teve mutirão de estudos bíblicos e realiza capelania na UPA toda sexta a noite.
O Pastor  Marcelo continua colo líder espiritual.

13. Igreja Batista Monte Sinai em São José de Alcobaça. 
Está igreja surgiu depois da doação de um terreno pelo irmão  Lourildo Pereira e logo em seguida a iniciaram as atividades no São José.




Igrejas netas emancipada.

14. Igreja Batista triângulo Real.
 Filha da primeira igreja Batista de Itabatan e fruto da visão missionária da igreja foi plantada mais uma igreja na cidade de Itabaran,, com forte trabalho de Evangelismo e Missões a igreja se desenvolveu, o sob a liderança do PR Cleudes e apoio da Igreja mãe.

15. Igreja Batista Central em Mucuri.
Foi organizada pela primeira igreja Batista de itabatan, com alguns irmãos oriundos da primeira  igreja Batista de Mucuri, que deixaram a igreja por causa de movimento ligados ao G 12. Participei do concílio de emancipação da igreja , já está  em instalação própria, sob a liderança do PR Renato.



Igrejas netas não  emancipada.

16. Igreja Batista Betel.
Está igreja foi uma visão missionária da igreja Batista Belém, está situada no bairro colina Verde, o ministério de Evangelismo recebeu um doação de 2 lotes no colina Verde da irma Cota, construímos o local de reunião e foram dados início ao trabalho missionário,  estudos mutirão .pastores que passaram por lá: PR Carlos Well, PR Billy que está  atualmente

17. Igreja Batista cidade nova.
Filha da primeira Batista de Itabatan. Sob a liderança espiritual PR Arnaldo.