Pr. Jônatas David Brandão Mota



É brasileiro de Itabuna Bahia, filho de Livino Mota e Aidyl Andrade Brandão Mota; crescido convertido, batizado, chamado e ordenado ao santo ministério, na Igreja Batista Teosópolis, em Itabuna.
.
ESCOLARIDADE
1.Bacharel (1984) e mestrando (1986) em Teologia, pelo Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, em Recife, Pernambuco, 
2.Bacharel em Direito (1986) pela Faculdade de Direito do Recife, da Universidade Federal de Pernambuco; 
3.Bacharelando (2013), 4 períodos de oito, em Serviço Social, pela UNOPAR Teixeira de Freitas BA;
4.Bacharelando (2015) em Psicologia, pela Pitágoras em Teixeira de Freitas BA.
5.Mestrando (2017) em Educação pela Unigrendal, dos EUA para a América Latina.
.
PASTORADOS
1.pastoreou a Igreja Batista do Barro em Recife de 1982 a 1986, 
2.a Igreja Batista de Iguaí Bahia até 1991, onde organizou a 2ª Igreja Batista da cidade, 
3.e até hoje tem pastoreado a Igreja Batista Central em Teixeira de Freitas onde já organizou, com sua equipe de pastores e lideranças, a Igreja Batista de Itabatã, naquela cidade (1994), Igreja Batista em Vila Caraípe (1995), Igreja Batista Memorial, na Urbis (1997), Igreja Batista Belém, no Santa Rita (2001), Igreja Batista Esperança, no Nova América (2003), Igreja Batista Getsêmani, no Castelinho (2006), Igreja Batista Sião (2008), Igreja Batista Central Bela Vista (2009), Igreja Batista Central Liberdade (2010), Igreja Batista Manápolis (2011) e outras em processo de organização. Em 2015 chegam a 31, e em 2017, 34 igrejas filhas, netas e bisneta. 
.
MINISTÉRIO NA IBC
Neste tempo, na Igreja Batista Central, ainda com suas lideranças, concretizou: o santuário da igreja, Encontro de Casais e Jovens com Cristo, Colégio Central, Grandes Musicais, Pólo da UNOPAR, Coro Cênico, Casa do Julgamento, Programa e site Reviver com Cristo, Portal do Site Oficial da igreja, WebRádio IBC, Em 1999 recebeu o título de Cidadão Honorário de Teixeira de Freitas BA, cidade que tem aprendido a amar com muita intensidade, e nestes anos tem participado de Comissões e Conselhos Municipais, de entidades de planejamentos regionais da Bahia, e conduzido a igreja a estes mesmos envolvimentos de muitas maneiras, objetivando a responsabilidade sócio ambiental, biblicamente devida. Em 2002, 2007, 2012 e 2017, em grandes e significativas festas espirituais, a igreja e a cidade comemoraram os 10, 15, 20 e os 25 anos de abençoado ministério
.
.
.
Assunto que foi entregue ao Pastor, numa das reuniões do CPL, enquanto outros temas foram desenvolvidos por outros pastores presentes.
.
A BÍBLIA E AS CATÁSTROFES NATURAIS
"Quando Deus criou o homem, deu a ele o "imagem e semelhança", e isso tinha, também, como consequencia, o respeitar as decisões ue tomassem, e, da mesma forma, os frutos advindos a eles próprios e ao mundo em geral. O pecado que são as decisões contrárias a vontade do Senhor, produzem consequencias que alteram o modo social, natural, biológico, e outros. Estas alterações produzem anomalias que vão desde anormalidades simples até catástrofes, as mais variadas. Com respeito à "imagem e semelhança", o Senhor desaprova, se entristece, chora, lamenta, mas, principalmente, respeita e não interfere, como já afirmamos, nas decisões e em suas consequencias benéficas ou maléficas sobre o homem em particular e toda a humanidade.